quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DE COZINHEIRO PESCADOR!!

Sergio lima. ALQUIMISTA DO DENDÊ
Formado em Ed.Física(atualmente trabalha como professor e técnico de natação no Círculo Militar do Paraná), músico, compositor, maitre e chef de cozinha.
Desde criança observava sua vovó Maria cozinhando no fogão à lenha, preparando pratos típicos do interior da Bahia para filhos e netos.Sobretudo sua grande inspiração e primeiro aprendizado foi sua mãe Adeláide, exímia cozinheira familiar.
D.Adeláide cozinhava com muito apreço e devoção, em suas panelinhas antigas, até seus últimos dias de sua vida aos 85 anos. 
 Sergio cresceu indo passar  férias na Ilha de Itaparica, precisamente na região de Tairú-Caixa Prego, onde começou a ter as primeiras experiências como cozinheiro. Inspirado nos nativos da ilha cozinhava para amigos e familiares pratos com mariscos como por exemplo as famosas moquecas de peixe, polvo etc..
Em 1989 ao se mudar para Madrid-Espanha deu de fato inicio a sua carreira de Chef profissional. Trabalhou como cozinheiro para o Buffet Echegaray e também começou sua carreira de personal chef elaborando almoços e jantares, tendo o privilégio de ser contratado algumas vezes por Mercedes Sosa onde ela podia se deliciar com pratos típicos baianos os quais eram sua preferência.
Durante 7 anos na Espanha se dedicou à prática, estudo e pesquisa de pratos típicos espanhóis como a Paella de Albufeira Valenciana de mariscos e a Pulpo a la galega.
No ano de 1999 Sergio Lima vai morar na América onde entre outras atividades profissionais também atua forte na área de gastronomia. Em Nova Iorque trabalhou como preparador saladeiro no S'O Bis onde Jorge Lima, seu primo carnal, também influenciado pela vovó Maria, trabalha como chef de cozinha à mais de 20 anos.
Em 2004 Sergio Lima retorna ao Brasil e se forma em Maitre no SENAC Bahia e em Salvador continua a buscar suas raizes e pesquisar a fonte unindo aos seus conhecimentos adquiridos em suas vivências por outros paises e por outras culturas.
 Hoje residindo em Curitiba-PR Sergio Lima como personal chef oferece um cardápio autêntico e variado com pratos típicos brasileiros sobretudo do nordeste como feijoada, quiabada, bobó de camarão etc.. Pratos típicos afrobaianos como por exemplo vatapá, caruru, xinxim de galinha, feijão de leite, moquecas variadas etc.E como contra ponto oferece entradas de maravilhosas saladas com refinamento nos cortes e nos molhos. E em especial desenvolve uma Culinária Fusion, unindo a comida baiana regada de dendê com os pratos de mariscos espanhóis! Vale a pena conferir!!
Em breve cardápios publicados.
CONTATOS: (41)3585.3661  (41)8492.1302
sergiobaiano46@hotmail.com

VOVÓ MARIA


                                                        
MAMÃE ADELÁIDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário